O vereador Vavá do Transporte dedica suas ações para melhorar a qualidade de vida em Ermelino Matarazzo, uma das regiões da cidade com problemas na saúde, na habitação, na educação, no emprego e na segurança. Seu trabalho como vereador tem priorizado a liberação de recursos de emendas parlamentares para Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa e sua permanente articulação com a Prefeitura vem conseguindo importantes obras de melhorias como reformas de praças, instalação de quadras e academias de ginástica ao ar livre, pavimentação e recapeamento de vias, canalização de córregos, coleta seletiva, etc.. “Na Câmara Municipal de São Paulo, debatemos ideias, votamos projetos e defendemos o desenvolvimento da cidade. Aqui na região mantenho aberto um escritório de atendimento à comunidade, onde ouço as reivindicações dos moradores e as encaminho ao poder público municipal”, disse Vavá, que recebeu a nossa equipe de reportagem para uma entrevista exclusiva.
BOM DIA: Vereador, o senhor poderia falar um pouco sobre a sua atuação política em Ermelino Matarazzo e o que poderia ser feito para diminuir as demandas nas áreas de educação, saúde e creches? O que o vereador Vavá tem feito?
Vereador Vavá: O papel do vereador é transmitir a necessidade do povo para o governo. Eu sou morador do bairro de Ermelino Matarazzo desde 1987. Ermelino é um bairro como qualquer outro, tem suas dificuldades e também seus avanços. Eu diria que a prefeitura teve muitos retrocessos antes da gestão do prefeito Haddad. Acho que as subprefeituras têm de estar o mais próximo possível do munícipe e isto não ocorria sempre, como é o certo. Desde que fui eleito e me tornei vereador, eu pude perceber o tamanho das demandas que tinha aqui em Ermelino. No meu mandato fiz uma emenda de um milhão para garantir a reforma do campo sintético do Colorado, que fica localizado dentro de uma comunidade carente. Ou seja, procuro verificar as necessidades do bairro e priorizar o que é mais urgente. Com o campo totalmente reformado, vieram vários outros benefícios para a região.
BOM DIA: A região de Ermelino Matarazzo tem muita carência de atividades culturais. Como isto pode ser resolvido?
Vereador Vavá: Em apenas dois anos de mandato não dá para mudar tudo de uma vez, isto é quase impossível, na verdade, isto teria de vir de gestão em gestão. Por exemplo: as casas de cultura, não só a de Ermelino, mas também as da maioria das outras regiões, estão estagnadas. Não têm atividades, outras foram alugadas ou fechadas, enfim, a juventude cobra muito isto de nós. Estive com o secretário de cultura, com quem tenho projetos de abrir uma casa de cultura no centro de Ermelino e estamos muito atentos com este projeto. Eu me comprometi em colocar uma emenda de 1 milhão para a casa de cultura do bairro e tornar possível o seu funcionamento aqui em Ermelino.
BOM DIA: Sobre empregabilidade em bairros dormitórios, em especial, aqui na zona leste, o que o senhor pensa sobre esse assunto e o que a prefeitura poderia fazer?
Vereador Vavá: Olha, a proposta do nosso prefeito Fernando Haddad é justamente esta, trazer emprego para a própria região onde moram os trabalhadores. Isto ajudaria muito o trabalhador que reduziria seu tempo no transporte público. Nossos bairros têm de tudo um pouco, a proposta do governo Haddad é trazer o emprego para a zona leste, isto contribuiria para a qualidade de vida dos trabalhadores e também para a urbanização do bairro. O Jardim Keralux aqui de Ermelino Matarazzo é uma das áreas onde a prefeitura estuda incentivar a instalação de novas empresas.
BOM DIA: Como o senhor vê a segurança pública em Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa?
Vereador Vavá: Se comparados com outros bairros vizinhos, Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa são bairros bem tranquilos. Nossos bairros não têm mais para onde crescer, ou seja, aqui temos muitos moradores antigos e hoje o bairro esta tranqüilo. Temos nosso policiamento, claro que não do jeito que gostaríamos que fosse, mas ajuda muito, comparado a outros bairros.
BOM DIA: O senhor que já foi motorista de ônibus, como vê a implantação dos corredores e terminais de ônibus na cidade de São Paulo, em especial do corredor da Avenida São Miguel?
Vereador Vavá: Se voltarmos alguns anos, podemos ver que não teve avanço algum, a não ser na gestão da Marta, que trouxe o bilhete único. A ideia de fazer os corredores de ônibus é algo que irá mudar a cidade de São Paulo. Alguns corredores já estão com as obras bem avançadas e todo estes projetos já foram aprovados. Hoje você verifica que temos ônibus via articulado e temos de três composições, então não será qualquer corredor e qualquer terminal que irá comportar a modernização do setor. Eu sou totalmente a favor desse projeto do Prefeito Haddad porque a cidade de São Paulo necessita pensar grande nessa questão de transporte público. Acredito que com os novos terminais e com a implantação do corredor, os ônibus serão mais utilizados e teremos menos carros nas ruas, mesmo porque a preferência não será do carro, mas sim de quem usa o transporte de massa.