Narguile também pode causar câncer de pulmão e outras doenças

 
   Ao contrário do que se ouve, a fumaça que é aspirada pelo narguilé contém inúmeros agentes tóxicos (metais pesados, monóxido de carbono, produtos químicos) já conhecidos por causarem câncer de pulmão, doenças cardíacas, enfisema, bronquite crônica, perigos para a gravidez, e outras mais. Também contém nicotina, principal agente que induz ao vício do tabagismo. Mesmo se demostrando que uma parte da nicotina fica retida, o que se aspira é suficiente para induzir ao vício. Outros materiais utilizados, como por exemplo, o carvão utilizado para queimar o tabaco (ou a mistura deste), também libera seus próprios agentes químicos, Uma "sessão" de uso de narguilé frequentemente expõe o usuário a mais fumaça e por mais tempo do que ao fumar um cigarro. Ao fumar um cigarro, normalmente se está exposto a 8 a 12 tragadas, cada uma com 40 a 75 ml de fumaça, geralmente por 5 a 7 minutos. Isto gera cerca de 500 a 600 ml de fumaça.
     Em contraste, uma sessão de narguilé dura em torno de 20 a 80 minutos, cerca de 50 a 200 tragadas, de 150 ml a 1 litro em cada uma. Isto mostra que a exposição em uma sessão apenas pode ser equivalente a 100 cigarros. Pode se argumentar que não se "traga", que não se usa o narguilé sozinho, e uma série de coisas.
     Maneiras diferentes à parte, em suma a tragada é o processo de inspirar a substância e depois inalá-la para os pulmões. Mesmo não "tragando", já existem evidências suficientes para colocar o narguilé na mesma lista de substâncias nocivas, como os cigarros, charutos e cachimbos em geral. Isto já é suficiente para causar câncer em boca e garganta. Além disso, ao compartilhar o narguilé, há uma troca de bactérias e vírus de um para o outro.
     O risco de transmissão de outras doenças, como herpes, hepatite e tuberculose, fica aumentado com esta troca salivar. Não existe, até o momento, nenhuma prova de que nenhum elemento filtrante reduza a exposição às substâncias químicas prejudiciais. Existem alguns modismos que nada acrescentam à qualidade de vida das pessoas, e este claramente é um deles.
Fonte: Relatório da Organização Mundial de Saúde – "Waterpipe tobacco smoking: health effects, research needs and recommended actions by regulators", disponível em inglês aqui.