Governo inicia construção de ciclovias e via no Parque Várzeas do Tiete

 O governador Geraldo Alckmin deu início no sabado, 3 de agosto, às obras de construção de 23 quilômetros de ciclovia e Via Parque ao longo da margem direita do rio Tietê, no trecho entre a Barragem da Penha com a divisa de São Paulo e Itaquaquecetuba.
"A obra começa hoje, e vamos entregar os primeiros 14 km [da ciclovia] em julho do ano que vem", afirmou o governador Geraldo Alckmin, que destacou também que o Estado vai recompor a mata nativa da região. "Já entregamos o Jardim Metropolitano. Vamos ter a remoção de mil famílias que estão à beira do rio, em área de risco. Vão ter moradia segura, digna, evamos recompor a várzea do Tietê."
O trecho, que receberá investimentos de R$ 35,5 milhões do Governo do Estado de São Paulo, faz parte da primeira etapa do projeto Parque Várzeas do Tietê, que demandará 24 meses. A ciclovia terá 3 metros de largura e, a Via Parque, 7 metros de largura. O conjunto ligará a Barragem da Penha ao futuro núcleo de lazer Any Jaci e será implantado próximo à divisa dos dois municípios.
O MAIOR PARQUE LINEAR DO MUNDO - Com 75 km de extensão e 107 km² de área, o Parque Várzeas do Tietê será o maior parque linear do mundo. Implantado ao longo do rio Tietê, unindo o Parque Ecológico do Tietê (localizado na Penha) e o Parque Nascentes do Tietê (localizado em Salesópolis), o projeto foi apresentado pelo DAEE em 20 de julho de 2010 e teve início em 2011.
O empreendimento, com investimento total de R$ 1,7 bilhão, beneficiará diretamente 3 milhões de pessoas da zona leste da capital e indiretamente toda a população da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, levará mais qualidade de vida à população dos municípios de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano,Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.
O principal objetivo do programa é recuperar e proteger a função das várzeas do rio, além de funcionar como um regulador de enchentes, salvando vidas e o patrimônio das pessoas. Ao mesmo tempo, o Projeto Parque Várzeas do Tietê contempla uma gigantesca área de lazer para a população: