Nos dias 03 e 04 de agosto aconteceu a 35ª Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo. Cerca de 40mil pessoas tiveram presentes para prestigiar o evento tão esperado por todos.
No domingo, os visitantes assistiram a diversas atividades artísticas, como as exibições dos grupos de taiko e tambores japoneses, cujas batidas ritmadas remetem à cultura dos samurais.
No entanto, a principal atração da festa, organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, foi o Bosque das Cerejeiras, um espaço que conta com mais de quatro mil pés de Sakura, que foram apreciados pelas pessoas durante uma caminhada ou sentados no gramado.
"Olha, vale muito a pena sair lá do meu bairro para contemplar esta festa tão bonita, todo ano faço questão de me programar para vir assistir a todas as apresentações", comentou a professora de Educação Física, Barbara Hosoe Naise, moradora da Zona Sul.
Além disso, o público pôde acompanhar as apresentações de grupos musicais e de artistas vestidos com trajes típicos do Japão. "Estou adorando a festa, principalmente, porque sempre gostei de conhecer novas culturas", declara Daniel Araújo, morador do bairro de São Mateus, Zona Leste de São Paulo, que aproveitou a folga no trabalho para prestigiar as atividades orientais.
Quem também se divertiu bastante com os rituais e a cultura japonesa foi o Secretario do Verde e Meio Ambiente Ricardo Teixeira, que em entrevista ao nosso Jornal Acontece Agora, relatou estar muito satisfeito com a organização do evento. "Hoje é um momento festivo, fora do Japão, aqui é o maior parque do mundo em relação ao plantio de cerejeiras. Temos hoje 4mil e 29 árvores plantas e floridas e já temos projeto junto com a prefeitura de São Paulo de ampliar este número de plantio das cerejeiras", explica o secretário.
Além das atividades artísticas, durante a festa também era possível saborear diversos pratos típicos da culinária japonesa, como o tempurá, o sushi, o sashimi e o yakissoba, um dos itens mais procurados desta edição do evento.
De acordo com o diretor de parques e áreas verdes da SVMA, Milton Persoli, que esteve presente na abertura oficial do evento: "a Festa das Cerejeiras resgata a tradição do povo japonês, contribuindo assim para encantar a todos com a beleza das manifestações artísticas nipônicas e as variedades da culinária oriental".
O Parque do Carmo é localizado à Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, Zona Leste. Além da Festa das Cerejeiras, o local costuma abrigar diversos eventos culturais e esportivos, como a transmissão de todos os jogos da Copa das Confederações no último mês de junho.