“Olimpíada Cultural” avança para as quartas de final

Eliminatória acontece amanhã (24 de maio), às 19 horas, no Salão Social do Rotary Club de Ferraz de Vasconcelos; De 24 participantes, apenas oito vão se classificar para as semifinais, que acontecem no próximo mês
 A categoria Música da “Olimpíada Cultural: Ferraz é Você” está nas quartas de final. A eliminatória acontece amanhã (24 de maio), às 19 horas, no Salão Social do Rotary Club da cidade (avenida Brasil, 121, Jardim Ferrazense). Na ocasião, 24 escolas contarão com representantes para as apresentações musicais, que poderão ser feitas em formato solo, ou por meio de coral, dueto ou bandas. Deste número, apenas oito vão se classificar para as semifinais. A expectativa é que cerca de 300 pessoas prestigiem o evento.
Mais de 200 estudantes se inscreveram para a competição, que também abarca as modalidades Música, Prosa e Poesia, Teatro e Dança (estilos Clássico, Jazz, Contemporâneo, Estilo Livre, Dança Populares e Dança de Rua / Conjunto, Trio, Duo, Pas Deux e Solo). Os cadastros foram firmados via on-line, por meio do site www.cul turaferraz.com.br, gratuitamente, entre 1º de março e 4 de abril. Os candidatos são estudantes das redes municipal, estadual e particular de Ensino de Ferraz, que frequentem o ensino fundamental e o ensino médio.
Neste momento do concurso, a categoria Música entrou para as quartas de final. Dos 24 números que serão apresentados nesta sexta-feira, apenas oito vão garantir vaga para a próxima etapa, que acontece em 8 de junho (sábado). Dos oito semifinalistas, apenas quatro serão classificados para a grande final, que ainda não tem data prevista para ser realizada. Uma casa de eventos da cidade deverá abrigar o evento. A premiação será oferecida para os participantes, bem como às instituições educacionais que representam.
O primeiro colocado será contemplado com uma viagem a João Pessoa, capital do Paraíba. O vice-campeão vai faturar um ultrabook. Já o terceiro colocado vai levar para casa um notebook. A importante decisão ficará a cargo de uma comissão julgadora, formada por profissionais da música e artistas locais. Além de participar da final da “Olimpíada Cultural”, os quatro finalistas terão passe livre da municipalidade para compartilharem seus talentos nas tradicionais festas da cidade.
Segundo o secretário municipal de Cultura, o administrador Edson Pascotto, o projeto, desde já, está alcançado seu objetivo, que é promover e desenvolver a Cultura em Ferraz, descobrir novos talentos e integrar os estudantes da cidade. Para o gestor, a “Olimpíada Cultural” tem predicados suficientes para se tornar referência em todo o Alto Tietê:
“É muito importante resgatar culturalmente o orgulho do ferrazense. Com essa ação, estamos incentivando as crianças e os jovens a se interessarem pela Cultura e por suas possibilidades. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, estamos desenvolvendo um grande projeto”.

Dança
Finalizada a categoria Música, a “Olimpíada Cultural” passará para a modalidade Dança, que, assim como a precursora, vai abarcar duas fases. A primeira será promovida nas instituições de ensino, internamente. Os selecionados, então, passarão para a segunda etapa (ainda sem local definido), que prevê competição entre as equipes que tiverem vencido na primeira.
Para o prefeito de Ferraz, Acir Filló, além de integrar os estudantes e movimentar a Cultura no município, o projeto também pode ser visto como um celeiro de talentos:
“Estamos descobrindo dentro das escolas artistas com potenciais fantásticos, que, até então, não tinham incentivo para compartilharem o que sabem fazer de melhor”, complementa o gestor.