Embora o Parque tenha sido entregue no ano de 2011, até hoje os moradores e frequentadores do parque esperam pela grade de proteção que deveria existir no entorno do córrego Mongaguá que cruza o bairro.
As frequentadoras natas, Priscila Ferreira, Tatiana Carla e Ingrid Nere praticam atividades físicas e fazem caminhadas de segunda à sexta-feira. As jovens sem sombra de dúvidas indicam o parque para os adeptos ao esporte e lazer, mas fazem um alerta quanto ao córrego que fica ao entorno do parque.
“Sem dúvida alguma melhoraram muitas coisas, temos aparelhos de ginástica, guarita de segurança, o paisagismo está muito bonito, várias atividades culturais nos finais de semana, mas ainda precisa melhorar”, diz Priscila.
Tatiana Carla frisa que o parque ficou um lugar ótimo para ser frequentado, mas orienta aos pais que tomem cuidados apenas com o entorno do parque. “Acredito que depois da reforma do Parque o fluxo de frequentadores aumentou, mas até que seja colocada grade de proteção ao redor do córrego Mongaguá é preciso que todos fiquem atentos com as crianças. Venho sempre que posso trazer minha filha aqui no parque e me preocupo sempre com isto”.
O casal Lilian e Lucas em dias de folga sempre traz a pequena Ingrid para curtir um dia de lazer no Parque Linear, mas a mãe Lilian diz que mesmo que queira nunca consegue ficar tranquila com a filha, “ela é bastante curiosa, tenho que ficar de olho para que não veja o córrego e queira saber o que tem lá”. O pai Lucas diz que embora nunca tenha ficado ciente de acidentes envolvendo crianças, já presenciou um acidente com animais, “já aconteceu com um cachorrinho que escorregou e quase caiu no córrego, mas a própria população socorreu puxando com uma corda. Mas diante disto fica a pergunta, e se fosse uma criança?”, questiona ele.
Mesmo com todas as melhorias, novos equipamentos instalados, os moradores cobram urgência dos órgãos responsáveis para que dêem continuidade à grade de proteção na extensão do Parque por inteiro, já que foi colocado apenas na sua entrada.
O Parque fica localizado em um trecho próximo ao centro comercial de Ermelino e faz ligação com a Av. Paranaguá e a Rua Prof. Antônio de Castro Lopes (antiga Menegolo).