Favela Pop

Camila Juliotti
camilaj@diariosp.com.br

Os becos e vielas das comunidades estão finalmente ganhando destaque nos mapas do Brasil. Protagonistas de duas novelas da Globo atualmente no ar – “I Love Paraisópolis” e  “Babilônia” –, as favelas estão invadindo as telinhas. E a moda parece ter pegado mesmo. Prova disso é que o próximo folhetim do horário nobre, “A Regra do Jogo” (anteriormente chamada de “Favela Chic”) também vai ter uma comunidade como palco de sua história.
Essa tendência tem dividido opiniões de telespectadores nas redes sociais. “Novela da Globo só é boa quando tem favela”, avaliou um internauta. “Novela e favela combinam para um grande sucesso”, elogiou mais um. “Queria ver a novela mostrar a realidade da favela: miséria, preconceito, dia a dia do tráfico... E ajudarem a todos que moram lá e precisam de oportunidade”, criticou outro.

todos na tv/ O sociólogo e especialista em televisão Laurindo Leal Filho avalia essa aposta da emissora como uma aposta para aumentar a audiência, dando espaço para uma classe da sociedade que anteriormente era ignorada. “Acho que é uma tentativa de ampliar a audiência das novelas, mostrando os setores da sociedade que ainda pareciam invisíveis e destacaram a atenção desse novo público que chegou agora à classe média”, avalia Laurindo. “Com a ascensão da economia nos últimos anos, o público consumidor está mais amplo e quer se ver na televisão”, completa.
Ainda de acordo com o especialista, as pesquisas devem indicar essas mudanças. “Esse público que não se via na TV passou a exigir que apareça também, pois se cansou de ver apenas as outras camadas sociais aparecendo.”