Lei simples e eficaz

Andrea Matarazzo
O verão de 2014-2015 chegou ao fim com um saldo recorde de mais de mil quedas de árvores. A estação das chuvas mostrou, entre janeiro e dezembro, a fragilidade da nossa cidade diante de um problema gigantesco: como cuidar, adequadamente, de  2 milhões de árvores boa parte delas localizadas em locais públicos?  Esse verão revelou o lado dramático dessa questão, pois duas pessoas morreram por conta da queda de árvores.
A gestão da zeladoria verde na nossa cidade, responsabilidade das subprefeituras, ganha agora um importante instrumento capaz de agilizar a execução de serviços de poda de árvores.
Projeto de minha autoria que desburocratiza e agiliza a poda de árvores na cidade foi sancionado e agora é lei municipal. Ela autoriza os subprefeitos a delegar aos engenheiros agrônomos a competência para autorizar esse tipo de serviço.
A sanção da Lei 16.137/2015 é um passo importante na modernização dos serviços municipais, pois quebra a tramitação burocrática dos pedidos de poda. Antes da vigência da lei, esse tipo de serviço só podia ser executado com a anuência do subprefeito, o que tornava lenta a tramitação do processo.  Agora, engenheiro agrônomo poderá encaminhar a ordem de serviço, eliminando um gargalo que conheci quando fui secretário das subprefeituras.     
Para que essa lei fique completa é preciso que a prefeitura faça a parte que lhe cabe, ou seja abrir concurso para a contratação de engenheiros agrônomos nos quadros das subprefeituras. Hoje são cerca de 140 agrônomos e biólogos, parte deles em área meio, onde encontramos 2 milhões de árvores, sendo 650 mil localizadas ao longo do sistema viário. Como se vê, o número de profissionais é pequeno diante do tamanho do ativo verde da nossa cidade.
Propor leis numa cidade tão complexa como São Paulo é estar atento à dinâmica dos bairros, de modo encaminhar projetos que, de fato, façam diferença no cotiando das pessoas, como este que busca melhorar os serviços de poda de árvores em São Paulo.

Andrea Matarazzo é vereador líder do PSDB na Câmara Municipal SP. Foi Ministro de Comunicação FHC, Secretário de Cultura do estado de SP e Secretário das Subprefeituras de SP