Lideranças lotam ato de posse de Amazonas e destacam seu compromisso com o povo


   Assim foi o ato de posse do deputado Alcides Amazonas (PCdoB) realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite desta quinta-feira, 21. Centenas de pessoas, entre elas lideranças políticas, sindicais, sociais e do meio empresarial prestigiaram o evento. 
A abertura coube ao presidente da Casa, Barros Munhoz (PSDB) que, ao lado do líder do governo, Samuel Moreira (PSDB), destacou o papel de Amazonas na Alesp. A fala do presidente foi ao encontro do que Amazonas tem colocado como sendo uma das principais marcas do PCdoB: o diálogo com todas as forças políticas na busca dos interesses do povo.
Alcides Amazonas é uma voz da comunidade", disse Munhoz.
Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo, falou sobre o cenário da política paulista. "A posse de Amazonas é histórica. É mais um trabalhador que vem a somar esforços na construção de uma sociedade melhor e cujo mandato estará sempre de portas abertas ao povo, aos trabalhadores, aos movimentos sociais". 
Bravo lutador
Outra mulher de destaque na política comunista, a líder do PCdoB na Alesp, Leci Brandão recordou de sua entrada no partido ressaltando o carinho com que foi recebida por Amazonas e disse: "O que está acontecendo aqui, hoje, é um ato de legitimação da vontade do povo que trouxe para a Alesp esse bravo lutador". 
O vereador Orlando Silva, por sua vez, colocou: "Amazonas é um emblema do que é o PCdoB: um proletário brasileiro, um grande militante, uma liderança política e popular, um homem solidário. É uma figura simples, sempre devotada a mudar a vida de nosso povo". Segundo ele, "Leci e Amazonas vão ser canais que ecoarão os anseios do povo paulista". 
O presidente do PCdoB na capital, Jamil Murad, que já deputado estadual, federal e vereador, fez um breve histórico da trajetória do partido no parlamento paulista
O PCdoB proporciona ao país lideranças desse porte". 
Testinha, prefeito de Poá, agradeceu pelo apoio que Amazonas deu à cidade. 

O vice-presidente da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Nivaldo Santana, comparou os 50 anos em cinco, slogan do presidente Juscelino Kubitschek, com o ritmo que terá o mandato de Amazonas. 
Emílio Martins, da diretoria da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), lembrou que "a competência mostrada por Amazonas à frente da ANP em São Paulo certamente será a marca de seu mandato". Aurélio Amaral, superintendente de Abastecimento da ANP, disse que "Amazonas teve um papel importantíssimo no resgate e na atuação da agência em São Paulo, cumprindo a importante tarefa de fiscalizar a qualidade dos combustíveis e, assim, beneficiando milhares de pessoas". 
Lembrando-se da época em que Amazonas era trabalhador do ramo de transporte, José Carlos Negrão, do Sindicato dos Condutores, e Geraldo Abílio Meireles, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, destacaram o apoio do deputado à categoria e pediram seu empenho para fazer valer no estado as leis que Amazonas fez na capital. O deputado já protocolou na Alesp os projetos que garantem o emprego dos cobradores de ônibus e o que obriga as empresas de ônibus a adquirem veículos com motores traseiros, medida que resguarda a saúde dos motoristas e o bem-estar dos passageiros. 
Sim, o trabalhador pode
Encerrando o ato, Amazonas destacou seu compromisso com os trabalhadores, movimentos sociais e os mais variados setores da sociedade

Amazonas também destacou que o PCdoB está no campo da oposição ao governo do estado, "mas que essa oposição será feita com diálogo e amplitude visando o interesse do povo". 
Por fim, destacou que "2012 mostrou que há desejo de mudança entre os paulistanos e esses ventos certamente influenciarão a disputa de 2014. Vamos trabalhar muito para quebrar a hegemonia tucana à frente do Palácio dos Bandeirantes". E concluiu: "um mandato deve buscar elevar o nível de consciência do povo e também melhorar a sua vida. Esta é a nossa luta. Nosso mandato será uma modesta trincheira na busca pela construção do socialismo". 
Priscila Lobregatte