O maior campeonato de futebol do mundo vai começar em São Paulo
É com muita alegria que estamos prestes a dar inicio ao 6º Campeonato Paulista de Futebol Amador.
Iniciamos a primeira edição em 2007, com a participação de 128 times, quando estive à frente da Secretaria de Esportes do Município. A nossa meta era oferecer a prática do futebol a um número máximo de pessoas, mas não esperávamos tamanha dimensão.
O apito inicial está previsto para o dia 22 de abril e o time campeão será conhecido em dezembro, no lendário estádio do Pacaembu.
A cada ano, a progressão de times participantes é muito expressiva. No ano anterior tivemos a participação de 1.296 times, chegando ao número de mais de trinta mil atletas amadores na popular “Taça Brahma”, organizada pela maior liga de futebol amador do mundo. Já para esta temporada, a previsão é de mais um recorde de atletas participantes.
Ao todo são mais de 150 campos de futebol que atendem os milhares de jogos por todas as regiões da capital. Além de oferecer oportunidade aos atletas amadores, o campeonato também revela craques e proporciona incontáveis benefícios à sociedade.
A inclusão social e os benefícios que as atividades físicas trazem à saúde humana são pontos determinantes que fazem com que o esporte seja de grande importância para o bem estar de todos.
Ao oferecer espaços públicos para a prática de esportes, estamos contribuindo na prevenção e no combate às drogas, cooperando para a melhoria da saúde pública e combate à violência. A promoção do esporte é uma forma de aperfeiçoar a convivência na sociedade e uma bandeira fundamental na cultura de paz.
A LPFA (Liga Paulista de Futebol Amador) é única Liga representativa das agremiações de futebol amador do Município de São Paulo filiada à FPF - Federação Paulista de Futebol.
Quero agradecer o Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, o Reinaldo Carneiro Bastos, vice-presidente da FPF, pelo apoio e incentivo ao futebol amador. Parabenizar o colega José Astolphi, presidente da LFPA pela gestão à frente do maior campeonato do mundo, o coordenador geral Alécio Gamberini, os coordenadores: Robertinho, Fininho e Coquinho - na Zona Leste, Artur - na Zona Sul, Sorriso – na Zona Oeste, o Marola – na Zona Norte, os árbitros, os policiais, os profissionais da saúde, todos os atletas amadores e os torcedores que fazem parte desta magia que é o futebol.
O maior campeonato de futebol amador do mundo é a nossa vitória com gol de placa.
Walter Feldman, médico, ex-secretário de Esportes, ex-secretário de Grandes Eventos, Deputado Federal e atleta de futebol amador.