Grupo Acontece recusa homenagem do Prêmio Gutenberg da ACSP

O Grupo Acontece de Jornais e Revista fundado há 20 anos e dirigido por mim, Divaldo Rosa, desde o começo é o grupo de comunicação da zona leste mais homenageado pelo Prêmio Gutenberg da ACSP, porém, nesta 8a. edição da homenagem, criada para destacar os melhores veículos da mídia impressa regional, decidimos não aceitar a homenagem como forma de alertar aos organizadores do prêmio, bem como aos superintendentes das Sucursais da ACSP da Zona Leste, sobre a perda de credibilidade e a falta de critérios mínimos para tornar esta homenagem uma referência em nossa região e em toda cidade de São Paulo.
Em meu modesto entendimento, o Prêmio Gutenberg deveria ser uma referência para o mercado empresarial que busca informações sobre as melhores mídias da região, uma referência que pudesse conferir status aos veículos homenageados e servir de estímulo aos veículos que não alcançaram a honraria.  Infelizmente, isto não vem acontecendo, pois presenciamos uma série de equívocos nas últimas premiações, algumas eu acusei de pronto o meu descontentamento, mas nada foi feito para sanar as falhas. 
Com esta atitude, o Grupo Acontece de Jornais e Revista espera chamar a atenção da Diretoria da ACSP e de suas Superintendências locais, pois se não houver uma séria correção dos rumos, o Prêmio Gutenberg vai cair numa vala comum de falta de credibilidade e de legitimidade. E o seu patrono não merece tamanha ofensa.
Diante da minha recusa em participar, recebi duas ligações de Fernando Velucci, Superintendente da Distrital São Miguel e da Eliana, gerente da Distrital São Miguel, tentando me convencer a voltar atrás em minha decisão.  Esta decisão poderá contribuir para melhorar o Prêmio e por isso decidimos manter a nossa posição, deixando claro tratar-se de uma postura profissional e não pessoal. Sempre admirei e respeitei o Velucci, ele deu maior dinamismo à Distrital São Miguel e espero que a nossa decisão não interfira em nossa amizade. 
O que fazer para conferir mais credibilidade 
e legitimidade?

Como participei de todas as edições do Prêmio Gutenberg e também participo de entidades representativas dos jornais e revistas, conheço os pontos fracos da nossa categoria e sei o que está faltando para tornar o Prêmio Gutenberg uma referência importante. Apresento abaixo (6) seis providências que se forem adotadas, poderão mudar os rumos e  aumentar a credibilidade desta homenagem:

1) Estabelecer parceria com as entidades representativas dos Jornais e Revistas (AJORLESTE e SINDJORB), para criar um critério único de  avaliação dos veículos homenageados.
2) Definir quem pode ser homenageado, se apenas os  jornais e revistas ou toda mídia (impressa, falada, televisiva e web), ou ainda profissionais e estudantes da área, etc.
3) Estabelecer critérios para os veículos serem homenageados como: prazo de existência mínima do veículo;  apresentar prova  física de periodicidade regular; estabelecer quantidade mínima de páginas para jornais e revistas.
4) Estimular participação dos veículos, mediante inserção de publicidade institucional da ACSP nos jornais homenageados.
5) Publicar critérios no site da ACSP para escolha dos veículos homenageados  e  a lista dos veículos escolhidos com  uma sinopse de suas informações básicas, que poderão ser acessadas pelos agentes do mercado publicitário.
 6) Utilizar informações disponíveis nas Secretarias de Comunicação dos governos Federal (MidiaCad), Estadual (CAUFESP) e Municipal, onde os veículos precisam atender uma série de exigências para estar com sua situação regular.