Para atender a demanda de duas mil vagas de estacionamento solicitada pela Fifa para a abertura da Copa do Mundo, a prefeitura de São Paulo planeja utilizar quatro áreas ao redor do estádio do Corinthians, em Itaquera. Dessas, três são terrenos públicos: um patio da companhia de metrô, parte do terreno onde está sendo construído o Polo Institucional de Itaquera e outro terreno ao lado do terminal de ônibus. A prefeitura diz ter chegado a um acordo com o Shopping Itaquera para usar 600 vagas do empreendimento nos dias de jogos do Mundial.
Esses estacionamentos serão utilizados pela Fifa para os veículos oficiais da entidade - que levam autoridades e convidados - e para ônibus das delegações, de patrocinadores e da imprensa. A prefeitura e a organização da Copa planejam que a maioria dos torcedores irá de transporte público para o Itaquerão, que além da abertura receberá outros cinco jogos no Mundial.
De acordo com o Comitê Organizador Local (COL) da Copa, a partida de abertura é a com a maior demanda de estrutura de estacionamentos e espaço, inclusive para caminhões de equipes de televisão usados na transmissão de imagens.
Desde que a Fifa anunciou que os jogos da Copa seriam no futuro estádio do Corinthians, a prefeitura de São Paulo tenta solucionar a equação para conseguir áreas próximas ao estádio em condições de serem utilizadas como estacionamento. A primeira alternativa encontrada, ainda na gestão de Gilberto Kassab, foi um terreno de 200 mil metros quadrados em frente ao estádio. Segundo o advogado Marcelo Bezerra, que representa a Itaquera Desenvolvimento Imobiliário, proprietária da área, as negociações para isso acontecer não avançaram.
"As partes conversaram, mas a negociação não avançou. Para ceder o terreno para um estacionamento, teríamos que negociar os valores, até porque os administradores da arena iriam lucrar com isso", afirmou Bezerra. Segundo ele, a intenção dos donos do imóvel é construir um "grande centro empresarial".
"A utilização desse terreno particular está descartada", afirmou Josafá Caldas, assessor do SP Copa, da prefeitura de São Paulo. "Encontramos essa outra alternativa, com os três terrenos públicos e o estacionamento do shopping", completou.
A prefeitura de São Paulo irá enviar nos próximos dias o projeto com a solução encontrada para o estacionamento do Itaquerão durante os jogos da Copa do Mundo para a Fifa aprovar.