Em parceria com entidades do bairro, a Subprefeitura São Miguel trabalha na programação da festa que ocorrerá no mês de Setembro/13, para comemorar os 391 anos do bairro.
O bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, teve como núcleo inicial a chamada Capela dos Índios, uma igreja construída no século XVI para o aldeamento de indígenas da região. A capela está localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como Praça do Forró. Ela é a única construção na cidade de São Paulo que, depois da reforma que sofreu no século XVII, conserva-se totalmente original, com paredes em taipa de pilão. É uma das regiões mais populosas da cidade. A comemoração oficial do aniversário ocorre no último domingo do mês.
Na reunião de preparação da festa realizada na última terça-feira (21), o empresário Marcos Romanoski, representando a Cia. Nitro Química, apresentou um grande projeto para os festejos deste ano. A proposta apresentada contempla missa de abertura no dia 15 de setembro, na Catedral São Miguel Arcanjo; nos dias 20, 21 e 22 uma grande festa das Nações, com participação das colônias da região, empresas e entidades, na Praça Fortunato da Silveira (conhecida como Praça do Morumbizinho), e encerramento no dia 29 com Desfile Cívico e missa.
Os presentes no evento apoiaram a ideia e se colocaram à disposição para participar das comissões de organização. O subprefeito de São Miguel e a chefe de gabinete concordaram com a proposta e se colocaram à disposição dessa organização, elegendo uma comissão interna da subprefeitura para acompanhar todo o processo.
O objetivo dos festejos deste ano é resgatar a questão histórica do bairro formando um grupo representativo com um único propósito, criar um marco nos festejos de São Miguel Paulista.
"Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos alcançaremos a realização de nossos propósitos", ressaltou o empresário Marcos Romanoski.
A próxima reunião será no dia 18 de junho, às 10 horas, no anfiteatro da Subprefeitura São Miguel. Serão discutidos: local para o desfile cívico, apresentação de propostas de comunicação e o tema da festa. Participe você também!