Desfile Cívico do aniversário de São Miguel poderá voltar para a Av. Mal. Tito

Em parceria com entidades do bairro, comerciantes e empresários, a Subprefeitura de São Miguel trabalha na programação da festa dos 391 anos do bairro que ocorrerá no mês de setembro. O espírito da festa deste ano representará a "Diversidade, participação popular, resgate da história da região e renovação", buscando uma festa mais humanizada..
Neste ano, as festividades terão algumas mudanças importantes, a começar por concentrar toda a comemoração em apenas três dias (20, 21 e 22 de setembro) o que vai exigir um grande esforço e compreensão de todos os organizadores, com o intuito de realizar uma grande festa em apenas um fim de semana. 
Outra possível modificação importante será a volta do Desfile Cívico para a Avenida Marechal Tito em vez de fazer na Av. Pires do Rio, como estava acontecendo nos últimos anos. Essa providência só depende de aprovação final do CET e da Polícia Militar, que já encomendaram estudos técnicos sobre o assunto. Existem algumas justificativas contrárias - que atrapalha o trânsito e o desempenho do Hospital, mas a tendência é da volta desse desfile para a principal via do bairro.
O subprefeito Eng. Aldo Antunes lembrou aos membros da Comissão dos Festejos a importância da Comissão Externa apresentar as suas demandas de infra-estrutura da festa para a subprefeitura encaminhar essas solicitações para a SP Turis.
O bairro de São Miguel Paulista teve como núcleo inicial a chamada Capela dos Índios, que se transformou na Capela São Miguel Arcanjo e está localizada no coração da Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como Praça do Forró. É uma das regiões mais populosas da cidade. 
Na reunião anterior, o empresário Marcos Romanoski, representando a Cia. Nitro Química apresentou um grande projeto para os festejos deste ano. A proposta apresentada contempla missa de abertura no dia 15 de setembro, na Catedral São Miguel Arcanjo; nos dias 20, 21 e 22 uma grande festa das Nações, com participação das colônias da região, empresas e entidades, na Praça Fortunato da Silveira (conhecida como Praça do Morumbizinho), e encerramento no dia 29 com Desfile Cívico e missa. Todos os presentes apoiaram a ideia.
 O objetivo dos festejos deste ano é resgatar a questão histórica do bairro formando um grupo representativo com um único propósito: criar um marco nos festejos de São Miguel Paulista. A próxima reunião será no dia 10 de julho, às 10 horas, no anfiteatro da Subprefeitura São Miguel. Serão discutidos: confirmação do local para o desfile cívico, o tema da festa e as datas oficiais. Participe você também!