Na noite de quarta feira (15) o subprefeito de Itaquera Mauricio Martins esteve em reunião na sede da Sociedade “Amigos do Jardim Santa Terezinha” juntamente com lideranças locais, representantes da Policia Militar, membros do CONSEG, lideres religiosos e comerciantes. O objetivo principal da reunião foi a abertura da Avenida Gualtar, um pleito de mais de uma década e a sua ligação com a Avenida Aricanduva, onde foi construído um estacionamento para o CEU Aricanduva.
Vale lembrar que O Jornal BOM DIA Acontece veiculou no mês de maio deste ano uma reportagem sobre outra reunião ocorrida na igreja católica do bairro, onde o destaque foi o descaso da prefeitura moradores enfrentam na reabertura desta principal Avenida Gualtar.
Segunda Maria Dias Maciel, moradora da Avenida Gualtar há mais de 30 anos esta luta pela reabertura da avenida é uma reivindicação antiga dos moradores. “ Nosso bairro cresceu muito. Prédios estão sendo construídos e com o fechamento da Av. Gualtar aumentou muito o trânsito e congestionou a Avenida dos Latinos. Nosso bairro virou uma ilha, estamos sem saída, se acontece um incêndio? Como os bombeiros chegam?”
Para a presidente do Conseg do Vale do Aricanduva Nilza Baraglio, a reabertura da avenida é de extrema importância para todos. “A principio a promessa era que haveria uma passarela coberta para que as crianças do CEU pudessem vir da escola para o auditório. Eu fui uma das pessoas que viu o projeto. Mas assim como foi combinado uma coisa no final fizeram outra e estamos ilhados até hoje por conta de uma decisão arbitrária. Com a reabertura da avenida Gualtar isto só tende a melhorar a qualidade de vida deste bairro como um todo”
Questionado sobre a segurança da região o Tenente Alvarenga, da 2º Companhia do 19º Batalhão afirmou que a situação é de grande alerta e que a segurança pública acaba por sair no prejuízo. “Por conta do fechamento da Gualtar a polícia tem muitas ocorrências de roubos a transeuntes, freqüentadores do shopping bem como do CEU. Atualmente os portões do CEU ficam abertos para livre passagem de pedestres e motociclistas. As viaturas não conseguem fazer o patrulhamento adequado. Isto prejudica muito e infelizmente tornou uma área em que o criminoso se sente protegido. Temos problemas de uso de drogas perto das crianças. O criminoso consegue passar e a viatura da policia não”.
O Pastor Antonio, questionado , levanta outro problema: “Hoje estamos com a avenida dos Latinos superlotada e estão para ser entregues mais dois condomínios na própria avenida com cerca de 400 famílias, o que vai tumultuar ainda mais o trânsito. Não é possível que as autoridades não vejam isto, que será preciso abrir a Avenida Gualtar para aliviar o transito. Estamos hoje ao lado do maior shopping da América Latina e é preciso que a população seja ouvida e tenha seus problemas solucionados”.
A moradora Valdete Magari, lider comunitária frisa: “Temos outras carências, mas neste momento estamos priorizando que as autoridades resolvam o problema da Avenida Gualtar e também a canalização do córrego”.
A secretária da Associação, Fernanda de Souza Alves disse: “A Avenida dos Latinos vive congestionada e um inferno para sair do bairro pela manhã e à noite, você demora mais de uma hora para conseguir atravessar a Aricanduva por causa do farol. O acesso fica dificultado pra quem precisa usar, como uma viatura de polícia ou uma ambulância Nós precisamos de uma via de acesso, queremos que devolvam a Gualtar que existia na planta original do bairro.”
O subprefeito Mauricio Martins esteve durante quase duas horas ouvindo pacientemente todas as reclamações, mas se esquivou de aceitar a responsabilidade pelo problema que segundo a própria comunidade vem se arrastando por uma década. Maurício mostrou todo interesse da prefeitura de resolver essa questão o quanto antes e que o assunto voltou à tona em razão da crescente urbanização da região. “A avenida foi fechada em 2004 e os dois prefeitos seguintes não quiseram reabrir essa discussão. Assim que assumi a subprefeitura de Itaquera pautei este assunto juntamente com o shopping e com a comunidade e coube ao jornal Bom Dia Acontece Agora fazer a reportagem.
Ainda segundo o subprefeito, o prefeito Fernando Haddad mostrou todo interesse em resolver o problema e encaminhou o assunto para o Jilmar Tatto, Secretário de Transportes e para Roberto Garib, Secretário da SIURB. Quanto ao problema de devolver a área do estacionamento do CEU e fazer uma passarela unindo os dois prédio o Secretário da Educação Gabriel Chalita já deu o seu parecer favorável: “ está faltado muito pouco na negociação com a secretaria de transporte e com a SIURB, o shopping e a prefeitura para que se inicie esta obra.
Nova Reunião
Ao finalizar os debates com o subprefeito de Itaquera, As lideranças do Movimento pela Reabertura da Avenida Gualtar consideraram importantes os esclarecimentos dados pelo subprefeito mas lamentaram a ausência dos secretários de Transporte e da SIURB e propuseram a realização de um novo encontro dentro de 30 dias, no auditório do Shopping Aricanduva, desta vez com a presença dos secretários Jilmar Tatto e Roberto Garib.
Nota da Redação: A nossa equipe entrou em contato com as assessorias de imprensa da Secretaria de Transportes e da SIURB, por telefone e por email querendo obter um posicionamento dessas secretarias. A Secretaria de Transporte não deu qualquer resposta até o fechamento da edição. Já a SIURB reclamou a falta de uma pergunta objetiva. Assim enviamos a seguinte: Porque o prefeito Haddad mandou executar a obra da Avenida Gualtar e até agora a comunidade local não viu qualquer indício de que foi tomado alguma providência por parte dessa Secretaria para iniciar essa obra de grande interesse para a mobilidade urbana dos moradores da região do Vale do Aricanduva? Enviamos a mesma por volta das 19 horas e até o fechamento da edição às 23 horas não obtivemos qualquer resposta.