Virada Cultural teve aprovação do público e redução de ocorrências policiais

Evento teve 1.500 atrações gratuitas ao longo de 24 horas de programação e avanços na segurança em relação à última edição.
A 11ª Virada Cultural movimentou a capital entre as 18h do sábado (20) e as 18h do domingo (21). Neste ano, não houve ocorrências graves. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) registrou a prisão de duas pessoas e a apreensão de dois adolescentes. A Polícia Militar (PM), por sua vez, deteve 73 pessoas. A maior sensação de segurança, aliada à diversidade de opções culturais, refletiu na satisfação do público.

Segurança
A atuação da GCM no evento contou com 338 viaturas e 2.310 agentes, que relataram sete ocorrências registradas nos Distritos Policiais da região central, nove pessoas presas e dois adolescentes apreendidos por roubo, furto, tráfico de entorpecentes, agressão e porte ilegal de arma. De acordo com a PM, não houve ocorrências graves. Foram registradas 73 detenções por tráfico de drogas, furtos, roubos e crimes contra o patrimônio público.

Aprovação
Segundo os resultados da pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris), a nota geral dada pelo público para a Virada Cultural 2015 foi de 8,3, sendo que quase 70% dos entrevistados atribuíram notas entre 8 e 10. O levantamento, que entrevistou mais de 1,2 mil pessoas em 15 pontos diferentes do evento, apontou ainda a avaliação positiva do público em relação a aspectos específicos.

Saúde
Durante as 24 horas da Virada Cultural, houve 268 atendimentos médicos em todos os pontos do evento, dos quais 61 resultaram em remoções. Os números foram semelhantes aos da última edição. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) relatou 23 atendimentos, sendo que quatro resultaram em remoção. As principais causas de remoção foram intoxicação alcoólica, dois ferimentos por arma branca, crises convulsivas e fraturas leves, todos sem gravidade.

Limpeza
A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), por meio das empresas Inova, Soma, Loga e EcoUrbis, recolheu cerca de 260 toneladas de resíduos na área de abrangência do evento. Desde o último dia 8, serviços preliminares de limpeza foram intensificados no perímetro da Virada Cultural, tais como raspagem de sarjeta e guias, capinação, coleta de resíduos, raspagem e pintura de postes, limpeza de bueiros, limpeza mecanizada de vias e viadutos, lavagem dos calçadões e escadarias e coleta de outros resíduos.

Atrações
Outro ponto positivo desta edição da Virada Cultural foi a parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, ação que permitiu levar apresentações de cantores populares a palcos espalhados por diversos pontos da cidade e, assim, descentralizar o evento. Nos palcos principais, o que se viu foi uma sucessão de grandes nomes da música, entre eles Lenine, Hermeto Pascoal, Daniela Mercury, Nando Reis, Erasmo Carlos, Alceu Valença, Fábio Jr. e Ira! Um dos shows mais aguardados foi o de Caetano Veloso, que arrastou uma multidão à Praça Júlio Prestese encerrou a programação com sucessos como Sampa e A Luz de Tieta.