Novo Sindicato propõe representar trabalhadores no setor público

Constituído juridicamente para melhor atender a situação dos trabalhadores comissionados,  no ano passado foi fundado o SINDFUNCESP – Sindicato dos Trabalhadores Comissionados de Função Gratificada e de Função de Confiança dos Poderes Executivos e Legislativo no Estado de São Paulo.   A semente dessa grande união foi plantada em 05 de julho de 2014, cujo compromisso é a solidariedade e o interesse comum para lutar por melhores condições para os homens e mulheres que exercem cargos comissionados em todos os postos. “Através de lutas e ações, passamos por bons e maus momentos, e só assim estabelecemos nossas raízes e lutamos por melhores salários, segurança no trabalho, horas razoáveis e condições de trabalho mais seguras”, frisa Marco Antonio Alves, fundador e Presidente do sindicato.
Em entrevista ao Grupo Acontece de Jornais e Revista, o Presidente Marco Antonio Alves explica qual foi o motivo principal de lutar pela fundação do sindicato, é que “existem trabalhadores em cargos de comissão com mais de 15, 30 anos no governo, ao longo de suas vidas profissionais, muito deles ao se aposentarem acabam saindo sem nenhum direito, como seu fundo de garantia, aviso prévio e outros benefícios que não são inclusos, ou seja, este sindicato surgiu para isto, para fazer valer os direitos destes trabalhadores, porque existe uma carência muito grande e falta de um trabalho verdadeiramente reconhecido”, alerta ele. 
O atual presidente sempre participou e lutou em prol dos direitos dos trabalhadores de São Paulo e por três mandatos foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Motoristas de Ônibus da Cidade de São Paulo.
Além do presidente, a diretoria do SINDFUNCESP se completa com o vice-presidente Sydney Luiz Caximiro Viana, Secretário Geral Luiz Henrique Gutierres,Tesoureira Caroline Leles de Almeida, Diretor de Assuntos Jurídico,Vicente Ferreira, Diretor de Comunicação e Marketing José Carlos Pereira da Silva, Diretor de Relações Sindicais Ricardo Ferreira e os Conselheiros fiscais Andrea da Silva Nascimento, Maria das Graças Borges Moura Quieregato e Regina Helena Osvaldo. 
No mês de dezembro os comissionados puderam comemorar a aprovação da PEC 53, que garante direitos trabalhistas para os servidores ocupantes de cargos em comissão. (Luta esta que continua com a posse dos novos deputados eleitos no congresso; precisamos levar a plenário para votação definitiva, por meio da qual irá garantir ao servidor de cargo em comissão de livre nomeação e exoneração, direito a aviso prévio, seguro desemprego, FGTS, entre outros). Publicado em avulso e no DCD de 12/12/2014, p. 615 COL 01, Letra B. Após aprovado na comissão especial comparecer aprovado, seguiu para coordenação de comissões permanentes, mas aguarda ir a plenário para votação.
Graças à força e ativismo dos membros, o Sindicato estendeu a mão para levar os movimentos para todos, fornecendo ajuda aos trabalhadores lesionados, a luta para os aposentados, sempre em defesa dos direitos civis e humanos desta categoria. 


Para mais informações o site do sindicato é www.sindfuncesp.org.br