Avenida Jacu Pêssego: Um Corredor Metropolitano para a zona leste SP


O Corredor Metropolitano BRT Perimetral Leste Jacu - Pêssego promoverá a ligação entre dois importantes pólos industriais da Região Metropolitana de São Paulo - ABC e o município de Guarulhos. Esta conexão atenderá a uma área onde estão concentrados mais de 1,5 milhão de habitantes.e se diferencia da grande maioria dos corredores que se originam ou terminam sempre no centro de São Paulo. 

O Corredor Metropolitano BRT Perimetral Leste Jacu - Pêssego promoverá a ligação entre dois importantes pólos industriais da Região Metropolitana de São Paulo - ABC e o município de Guarulhos. Esta conexão atenderá a uma área onde estão concentrados mais de 1,5 milhão de habitantes.e se diferencia da grande maioria dos corredores que se originam ou terminam sempre no centro de São Paulo.
O corredor perimetral interligará dois grandes corredores de ônibus: o Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) e o futuro corredor Guarulhos   São Paulo, em construção também sob a gestão da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP. Promoverá, assim, uma mudança gradual nos deslocamentos das pessoas ao reduzir as viagens com destino à área central da RMSP.
Os 175 mil usuários estimados que utilizarão diariamente o novo corredor terão maior mobilidade por meio das integrações com os sistemas metroferroviário (Linha 11 da CPTM e futura Linha 18 Bronze do Metrô - monotrilho), ônibus municipais e metropolitanos nas 26 Estações de Embarque e Transferências.


Trechos

       O projeto foi divido em três trechos e a primeira etapa envolve o chamado Trecho 2, de 14,4 km, que ligará  Av. Jacu Pêssego até o limite do município de Guarulhos (Rodovia Ayrton Senna). Nessa etapa, serão construídas 13 estações de embarque e desembarque, uma estação de transferência, 10 passarelas de acesso e adequação de mais duas. O investimento previsto no trecho é de R$ 137,5 milhões.
Os estudos para os demais trechos, de São Mateus até a Av. Jacu Pêssego e da Rod. Ayrton Senna (divisa de municípios) ao Terminal CECAP, em Guarulhos, estão desenvolvimento.

Modernidade

      Ao longo dos 26 km de extensão do BRT paulista circularão modernos ônibus (articulados e Padron), de maior capacidade de transporte, com portas mais largas, ar condicionado, GPS, WI-FI e câmeras, propiciando mais conforto e segurança aos usuários. A modernidade estará presente na arquitetura das estações que contarão com travessias aéreas e acesso por escadas rolantes e elevadores. A preservação do meio ambiente também faz parte da concepção das estações que terão dispositivos para a captação de energia solar e de águas pluviais.

Status do empreendimento

      O Projeto Funcional para o Trecho 2 já foi concluído. Está em andamento a licitação para a contratação de empresa que desenvolverá o Projeto Básico e o resultado da concorrência pública deve ser divulgado em junho deste ano, quando também será assinado o contrato com a empresa ou consórcio vencedor do certame. A conclusão do Projeto Básico está prevista para novembro deste ano.
Em maio está prevista a publicação da homologação das empresas e consórcios pré-qualificados para participar da concorrência pública de contratação das obras deste trecho. O edital para contratação de obras está previsto para ser publicado em dezembro deste ano e o início dos trabalhos deve ocorrer março de 2014. O trecho será entregue à população em 2015.  

Conceito BRT
       (Bus Rapid Transit)O BRT é um sistema de transporte coletivo de média capacidade, operado por ônibus articulados e biarticulados que circulam em vias totalmente exclusivas sem interferência do tráfego geral, oferecendo aos passageiros conforto, segurança e viagens rápidas em seus deslocamentos. Ganha-se em agilidade no embarque e desembarque,  que ocorrem em plataformas elevadas, no mesmo nível dos veículos, além do pré-pagamento da tarifa nas estações.
Os veículos são de alta capacidade e dotados de tecnologias mais limpas. A mobilidade da população é maior com a possibilidade das integrações com outros modais (ônibus, trem, Metrô) nas estações e terminais. O controle informatizado da sinalização, operação e informação em tempo real aos usuários conferem ao BRT mais confiabilidade a esse  sistema de transporte.