Barriga: veja possíveis causas e soluções para o problema





       Mulher que tenha feito dieta para emagrecer sabe que aquela barriguinha demorou a ir embora ou, pior, ainda não foi. Isso porque a gordura que se acumula na região é a mais resistente a regimes ou exercícios. Má alimentação, postura, roupas apertadas, stress... Tudo
colabora para seu aparecimento. Quinze pesquisas publicadas sobre o tema apontam quais são as principais causas do problema e o que fazer para evitar. 

1. Stress - Um estudo realizado em 2000 pelo departamento de psicologia da Universidade de Yale completou as informações já reconhecidas pela medicina de que o estresse leva ao excesso de peso. Pelo novo levantamento, o cortisol produzido em maior quantidade quando o corpo se sente ameaçado, é o responsável pelo acúmulo de gordura abdominal em mulheres, incluindo as magras. A substância faz a gordura se acumular em volta dos órgãos. As experiências realizadas confirmaram que as mulheres com gordura abdominal secretavam maiores níveis do hormônio do que as que acumulavam em regiões mais periféricas. Portanto, dormir bem, praticar exercícios e promover momentos de relaxamento pode ser mais eficiente do que cortar calorias quanto o assunto for estresse e acúmulo de gordura. "Boa parte de culpa do acúmulo de gordura na zona abdominal devese a herança familiar, mas há outros fatores que desencadeiam o aparecimento de gordura na barriga. Um dos motivos pelos que se acumula gordura na barriga é o estresse continuado", diz o endocrinologista.

2. Produtos diet - Quem consome itens diet., sem açúcar, acabam ingerindo menos calorias, mas o hábito tem suas contra-indicações. O que é especialmente válido em dietas de emagrecimento pode deixar o estômago distendido, com pessoas que tomavam refrigerantes diet. ou chicletes sem açúcar. A substância posta em cheque é o usado em alguns adoçantes. Ela colabora para aumento de bactérias do corpo e ainda não é bem absorvida pelo intestino, causando inchaço e gases.

3. Roupas apertadas - O cirurgião plástico Raul Gonzalez verificou aumento de 35% na procura de lipoaspiração na região das laterais da barriga por adolescentes desde 1994. E uma das causas apontadas pelo especialista é o uso de roupas apertadas, principalmente as calças jeans de cintura baixa. Ele afirma que o tecido aperta uma área que precisa estar livre para o crescimento. "Isso faz com que ocorra uma diminuição da nádega e um aumento da gordura das ancas criando uma deformidade estética muito acentuada que só pode ser corrigida por lipoescultura", explicou. A fisioterapeuta dermatofuncional acrescenta: "Roupas apertadas também podem prender a circulação e piorar o quadro de celulite."