Nesta sexta-feira (14) a subprefeitura de São Miguel prestou homenagem aos pioneiros do bairro. A solenidade teve inicio ás 20h, na Catedral de São Miguel Arcanjo, localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra. O evento faz parte da programação dos festejos comemorativos dos 390 anos de São Miguel e têm por objetivo homenagear pessoas simples ou personalidades do meio político ou empresarial, cujas vidas foram marcadas por relevantes serviços de interesse público prestados a toda comunidade.
Nesta noite solene o Subprefeito Luiz Massao Kita e o anfitrião Padre Geraldo, pároco da Diocese, representando o Bispo Dom Manoel P. Carral contaram com a presença de diversas autoridades civis e militares, destacando-se entre estas o Professor Hermes Figueiredo, Presidente da Mantenedora da Unicsul e o vereador Ricardo Teixeira (PV).
O evento teve início com a execução do Hino Nacional, e logo após o mestre de cerimônia pediu para os convidados: Padre Geraldo, Subprefeito Luiz Massao Kita, Coronel Carlos Alberto Protti - comandante do 29º BPM, Prof.Hermes Figueiredo (Unicsul), Ex-vereador Albertino Nobre, Dra. Sueli Marquesi, Reitora da Universidade Cruzeiro do Sul e Prof. Maria José P. Natale, Gestora do CEU Três Pontes. Em seguida foram chamados os Pioneiros homenageados Prof. Gilberto Padovesi (homenagem póstuma) representado pelo seu filho Prof. Renato Padovesi, ex-vereador Aurelino Soares de Andrade, ex-vereador Fausto Tomaz de Lima (representado pela filha Vera Tomaz de Lima), Prof. Isaias Pereira de Souza, Yoshishigue Mikan, Sonia Aparecida Piffer, Dirce Lopes Marquezini e Manoelina Della Torre.
Na medida que os 08 homenageados eram chamados para receber a justa premiação, foi apresentado um breve currículo onde relatava a trajetória de vida de cada um, a saber:
O professor Gilberto Padovese nasceu no ano de 1937 na cidade de Birigui no Estado de São Paulo. Ingressou no curso de Letras Clássicas da PUC, instalando-se em uma republica no bairro do Brás, em pouco tempo passou a dar aulas de Língua Portuguesa no Colégio Caetano Cortelli, na Vila Aricanduva, onde é convidado a assumir a direção do colégio.
Em 1966 junto com três amigos fundou o Colégio Cruzeiro do Sul iniciando suas atividades com o Ginásio Comercial, durante dois anos tudo que recebiam nesta atividade, era reinvestido, conseguindo desta forma consolidar o Colégio com os cursos de: Técnicas de Contabilidade, Secretariado, Eletrônica, pré-primário, primário e secundário.
No ano de 1973 se torna Faculdade, com o curso de Ciências Contábeis e Administração, e com aquisição da Faculdade Geraldo Rezende, da Faculdade Paulista de Artes e com autorização de novos cursos, alcança o status de Universidade em 1993.
Como Instituição Educacional São Miguel Paulista, e tendo Gilberto Padovese como Vice-presidente, a instituição é mantenedora do Colégio e da Universidade, e abre novas unidades.
Tudo começou em duas pequenas salas atrás da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, hoje a Catedral de São Miguel, tornou-se um dos maiores grupos educacionais do país com mais de 40 mil alunos.
O senhor Gilberto Padovese, não ficou alheio ao crescimento do bairro esteve presente em vários trabalhos voluntários participando de atividades assistências como doação de cestas básicas à famílias carentes, entidades beneficentes, asilos, e outros. Participou do PROFAM, programa conveniado com a Universidade, foi presidente do Lions Clube de São Miguel Paulista e membros do Lions de São Paulo.
Dentre as homenagens recebidas destaca o Troféu Loba Romana, em 2005, entregue aos italianos e descendentes de italianos que se destacaram pela atuação social, econômica e cultural, e o título de Cidadão Paulistano outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. Faleceu em outubro de 2011 aos 74 anos, deixando a esposa senhora Cenyra, filhos Fernando e Renato e netos.
Escolheu São Miguel para progredir e começou sua vida profissional na Cia Nitro Química, onde também dá os primeiros passos políticos, fundando o Sindicato dos trabalhadores nas indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo. Filiou-se na Liga de defesa Nacional e participou também na época do apoio ao soldado expedicionário brasileiro por ocasião da 2° guerra mundial.
Engajado na Política partidário da cidade desde muito cedo, atuou nos partidos ARENA - Aliança Renovadora Nacional, PSD - Partido Democrático Social, PFL - Partido da Frente Liberal, foi o vereador com o maior número de mandatos Cidade de São Paulo, por 36 anos, sendo (8) legislaturas e (2) Suplências, atuando nos bairros de Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Artur Alvim, Cangaiba, Ermelino Matarazzo, e São Miguel Paulsita...
Os projetos que mais se orgulha de sua autoria, é a mudança da antiga PRAÇA CAMPOS SALES, para Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra e juntamente com Dona Leonor Mendes de Barros e o Deputado João Mendonça Falcão participaram do desaterro do morro da Rua José Dias de Miranda, onde está construída a Catedral de São Miguel Arcanjo.
Recebeu mais de 250 títulos de homenagens e honrarias, sendo a mais recente, o Título de Cidadão Paulistano outorgado pela Câmara Municipal da Cidade de São Paulo.
Começou sua vida profissional na Cia Nitro Química Brasileira como analista químico, três anos depois ingressou na antiga Guarda Civil de São Paulo, e em 1952 abriu na Praça Campos Sales, hoje Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra o Bar Rodoviário, e depois abriu um armazém no largo da Ponte Rasa, onde cultivou incontáveis amigos.
Em 1964 sua popularidade como comerciante lhe agracia o elegendo como vereador para a Câmara Municipal de São Paulo, e em 1966 se elege Deputado Estadual e em 1969 tem seus direitos políticos cassados por 10 anos. Em 1982, com a anistia, candidatou-se a cadeira de Deputado Estadual e fica como suplente. Em 1988 candidatou-se novamente a vereador, e se elege, pela última vez, sendo hoje aposentado e vivendo em família, com filhas e netos .
Em 1974 efetivou-se na rede municipal de educação da cidade de São Paulo, lecionando por 21 anos na Escola Professor Carlos Pasquale e Diretor nas escolas estaduais: Antonio de Pádua Vieira e Charles De Gaulle, ambas no Itaim Paulista, onde com mérito, e da equipe sobre sua direção, executou obra de grande expressão, e é homenageado pela comunidade dando seu nome à esta obra.
Em 2005 é nomeado pelo Prefeito José Serra como coordenador de Educação, atual Diretor Regional de Educação - Leste 2, Regional de São Miguel.
Sob sua Direção foram eliminadas todas escolas de lata, cresceu o número de vagas nas creches de 2.000 para 11.000 vagas, escolas conveniadas de 18 para 89 convênios, foram entregues 18 unidades escolares novas e o Céu Três Pontes. Foi levada para o Itaim uma unidade do CMCT - Centro Municipal de Capitação e Treinamento,CE implantado em dois CÉUs cursos de ETEC.
Graduado em Engenharia Mecânica Industrial e Administração de Empresa é casado com a Senhora Tizuko e pai de três filhos.É atual presidente da Associação Cultural e Desportiva Nikkei de São Miguel Paulista pelo quarto mandato, diretor da Associação Cultural Tottoi-Kenjin do Brasil e da Federação de Sakura e Ipê do Brasil. Há quinze anos Coordena através da Associação Nikkei, a campanha de doação de sangue do bairro.
É ativo incentivador da Cultura Japonesa na Cidade e no Estado de São Paulo, contribui e participa em varias ações sociais de entidades não governamentais do bairro, orientando jovens e adolescentes na tradição do bem servir, bem viver e práticas diversas para pessoas da melhor idade. É um dos mais novos Cidadãos Paulistanos, titulo outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.
Em 1975 assumiu o cargo de escrituraria na Administração Regional de São Miguel, que compreendia Itaquera, Ermelino Matarazzo e Guaianases. Exercendo as funções de Escrituraria, Secretária, Oficial de Gabinete, Encarregada de Setor, Chefe de Unidades, chefia de Pessoal, Supervisor da Área de Administração e suprimentos. Nos 37 anos dedicados à Administração Pública participou de todas as implantações e renovações ocorridas na Subprefeitura local.
Muito religiosa, no ano de 1964, na Capela de São Miguel casou-se com o senhor Osvaldo Marquezini, e são abençoados com o nascimento do filho Carlos Eduardo. Desde sua primeira comunhão é participante ativa das pastorais e movimentos de igreja, foi da cruzada Eucarística, filha de Maria, Encontro de Casais é da atual Equipe do curso de noivos.
Nos vicentinos juntamente com a equipe, visita doentes e necessitado e participa do Grupo de rua de oração. Atualmente ´Ministra da Sagrada Comunhão.
Aos 14 anos de idade iniciou sua vida profissional na Companhia Nitro Químico Brasileira, no ano de 1957 casou-se com Vitor Pacheco na Capela de São Miguel, com o privilegio da cerimônia ser celebrada pelo Padre Aleixo Monteira Mafra.
Em 1980, após sua aposentadoria passou a participar com maior freqüência dos grupos de movimentos pastorais dedicando mais efetivamente ao Grupo Damas de Caridade, onde há mais de 20 anos tem contribuído com as pessoas necessitadas da região.