Atividade física melhora sintomas da menopausa e reduz riscos de câncer

No Dia Internacional da Mulher especialista recomenda exercícios físicos para aliviar sintomas da menopausa e prevenir o câncer de mama

A chegada da menopausa e o aumento do risco de câncer de mama são pesadelos que rondam as mulheres a partir dos 45 anos. A boa notícia é que a Medicina já comprovou, por vários estudos científicos publicados nos últimos anos, que a prática de exercícios físicos regulares pode aliviar os sintomas da menopausa e pode reduzir o risco de câncer de mama, afirma Janise Lana Leite, diretora da Academia Estação do Exercício e Saúde. 
A menopausa é a última menstruação da mulher, e o climatério é a etapa de transição entre o período reprodutivo (a idade fértil) e o período não reprodutivo. "É neste momento que as mulheres sofrem com a queda dos níveis hormonais, e passam a sofrer com sintomas como o fogacho (ondas de calor), osteoporose, alterações urogenitais, alterações de humor, aumento do risco cardiovascular e aumento do risco de câncer de mama", explica a especialista.
Tais mudanças no organismo da mulher podem ser explicadas pelas alterações nos níveis do estrogênio e do SHBG (proteína que liga o hormônio), entre outros. A osteoporose, por exemplo, está associada à queda na produção de estrogênio, e a perda óssea acontece de forma mais acentuada nos primeiros cinco anos após a menopausa. No sentido inverso, a redução do risco de câncer de mama está associada ao aumento do SHBG, e isso pode ser obtido naturalmente pela prática de exercícios físicos regulares.
Janise comenta que um estudo realizado na Polônia em 2010 constatou que a atividade física contribui para reduzir ou suavizar os efeitos da menopausa. A pesquisa foi realizada com 336 mulheres saudáveis entre 45 e 55 anos, e concluiu que as mulheres que praticavam atividade física regularmente sentiam menos efeitos do climatério. 52,08% das mulheres não relataram sintomas do climatério, e destas a maior parte realizava atividade física constante.
Outros estudos relacionam a prática de exercícios físicos regulares com o aumento dos níveis de SHBG e, como consequência, reduzindo o risco de câncer de mama em mulheres que já passaram pela menopausa. Ainda há muito para se pesquisar neste campo, afirma a especialista. "Mas é inegável que a atividade física regular traz benefícios para as mulheres nesta fase da vida" explica Janise.
Para Carlos Alberto Silva, educador físico da Academia Estação do Exercício, "a rotina recomendada para as mulheres deve incluir exercícios resistidos (musculação), atividades para melhorar a capacidade aeróbica, o equilíbrio e o alongamento. Com a supervisão de um profissional qualificado, tais exercícios poderão ser executados com segurança cardiovascular e proteção das articulações, gerando os benefícios para a saúde e para a qualidade de vida das mulheres" conclui o educador físico.