Enchente na Vila Itaim: solução só com a obra do Parque Linear Várzea do Tietê

Subprefeitura de São Miguel trabalhou com parceria para auxílio aos moradores de áreas alagadas.



Margeado pelo Rio Tietê, o bairro de São Miguel possui áreas propícias a inundações e alagamentos no período intenso de chuvas. Apesar das ações preventivas realizadas durante o ano, ruas da Vila Itaim passou por enchentes.
Por meio de parcerias, a Subprefeitura São Miguel estruturou uma mega força tarefa para cessar os problemas que a chuva está causando aos moradores da região. Trabalharam em conjunto bases da Defesa Civil, dos Bombeiros, da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana Ambiental e a Sabesp, a Secretaria Municipal de Saúde e a Assistência Social (CRAS).
A concentração de esforços da força tarefa e a solução vieram através de cinco caminhões com bombas para sugar a água, os veículos com equipamentos potentes entraram em ação e começaram o trabalho de retirada das águas, para ter uma idéia foram precisos dez dias para secar definitivamente as ruas da Vila Itaim. Os cinco caminhões juntos retiravam 12 mil litros de água por minuto.
A Vila Itaim geograficamente esta a baixo do nível do Tietê, o transbordamento do rio espraia e as águas avançam para a vila inundando as ruas que se tornam uma espécie de bacia dando retorno para os encanamentos e ralos das casas se misturando com o esgoto aumentando o risco afetarem a saúde dos moradores.
A Vila Itaim foi construída em uma Área de Preservação Ambiental (APA) na margem do Rio Tietê, ao longo dos anos recebeu asfalto, iluminação e rede esgoto e foi consolidado por órgãos públicos gerando até pagamento de IPTU, na área vivem aproximadamente 10 mil pessoas, a solução definitiva para o problema esta na retirada das famílias e a demolição das casas. No local esta prevista a construção do Parque Linear Várzea do Rio Tietê, o projeto prevê a desapropriação de uma boa parte Vila Itaim.