Vila Itaim volta a viver ameaça de enchentes

"Moradores enfrentam alagamentos e o subprefeito, afirma
está tentando resolver a situação."



Os moradores da Vila Itaim, no distrito do Jardim Helena, sofrem mais uma vez com as chuvas de verão. As 12 ruas da Vila ficaram alagadas, porém o trabalho incansável dos do subprefeito Luiz Massao Kita com sua equipe, tem minimizado o problema da região.
Mesmo assim, o que os moradores temem é a repetição das enchentes do ano passado, quando várias casas da região passaram semanas alagadas.
Em estado de alerta, foram colocados em todas as ruas alagadas, 12 botes de emergência, assim quando o morador precisa sair de sua residência há sempre uma equipe preparada para ajudar na locomoção dos funcionários.
Para conscientizar e orientar os moradores, equipe da Sabesp, Zoonoses, Assistência Social, Agentes da Saúde, Defesa Civil, Policia Militar e funcionários da subprefeitura de São Miguel, estão fazendo plantões e ficando no local 24 horas por dia.
Como as ruas permanecem alagadas, outra maneira de cessar a água são os 05 caminhões bombas que fica sugando a água das ruas e jogando-a de volta para Rio Tietê. “Estamos fazendo nosso trabalho, estamos com 200 funcionários a dispor da população, fizemos limpezas intensivas dos bueiros e galerias, a Defesa Civil tem ido as escolas fazer o trabalho de prevenção a enchentes explicando claramente o que acontece quando os lixos e entulhos são jogados em vias publicas, precisamos também da ajuda de todos os moradores”, alerta o Subprefeito Kita.
No domingo (22), o prefeito Gilberto Kassab comentou as ações na região. “Desobstrução dos córregos, limpeza, colocação de bombas. São soluções de curto prazo, médio prazo. O importante, que vai resolver definitivamente na questão da Vila Itaim, é a construção do Parque Várzeas do Tietê.”
Porém, os moradores reclamam e se recusam a sair de casa novamente. Eles conhecem os riscos de doenças causadas pelas enchentes, mas para eles não existe outra alternativa. Os garis também tiveram dificuldades para recolher o lixo da Rua Aramaçã, uma das sete que estão alagadas.
“Nossa vai acontecer tudo outra vez, lixos nas ruas, água por todo lado, meu Deus até quando vamos ficar nesta situação? Na minha casa encontrou novamente água e lama tive que tirar tudo do lugar novamente para não perder meu moveis”, questiona a dona de casa Marli Souza.
Mesmo com toda dificuldade e medo de perder novamente seus móveis pela enchente, a professora Mônica Ferreira, (32), afirma que este ano as coisas estão bem mais segura, do que antes, “olha é uma situação muito triste para nós moradores, porém precisamos reconhecer que o trabalho dos órgãos público está sendo feitos bem melhor do que antigamente, os vejo dia e noite trabalhando para evitar maiores problemas, isto já nos tranqüiliza bastante”.

Defesa Civil
sobrevoa São Miguel
Defesa Civil sobrevoa para mapear e fotografar a região com alto índice de incidência no período das chuvas: Jardim Helena, Jardim Romano e áreas de riscos com encosta de barrancos.
A Defesa Civil da subprefeitura de São Miguel, com os pontos marcos pode solicitar para coordenaria de limpeza publica uma atenção maior nestes locais e ver como esta à cabeceira dos córregos e afluentes do rio Tietê.
A Defesa Civil atua 24 horas com parceria da Sala de Situação que tem responsabilidade monitorar o tempo através do CGE (Centro de Gerenciamento Emergências) às mudanças climática da região.